Os 4 mitos da Escolha Profissional

Considerando que apenas 39% dos profissionais no mercado de trabalho brasileiro consideram-se realizados no trabalho, é cada vez mais fundamental refletir sobre tópicos como a autogestão de carreira e estimular o tema da orientação profissional desde a educação básica até a entrada no mercado de trabalho. Assim será possível formar novos profissionais realmente motivados pelo que fazem. Perante tantas mudanças como o surgimento de novas profissões, conceitos como start-ups e mesmo importações como os food trucks, como se localizar no mercado atual?

Tantas novidades existem ao mesmo tempo de velhas questões como: existem profissões que dão mais dinheiro que outras? Há uma profissão específica para homem e outra específica para mulher? Faculdade pública é melhor que faculdade privada? Essas e outras dúvidas fazem parte da rotina dos estudantes, que se deparam com muitos mitos quando pensam em escolher uma carreira. Vamos desmistificar os mais comuns?

1. Algumas profissões dão mais dinheiro que outras. MITO!

É fato que alguns profissionais de uma determinada área podem receber salários mais altos e algumas profissões ficam famosas por terem maior número de pessoas recebendo remunerações consideradas elevadas. No entanto, isso não está apenas relacionado com a profissão escolhida, mas também com outros fatores como ocupação, tempo de experiência, tamanho da empresa ou instituição, região geográfica de atuação (há diferenças também de remuneração para o mesmo cargo em capitais e no interior de estados, normalmente ligada ao custo da qualidade de vida em cada um) e, principalmente, com o profissional que está exercendo a função e em seu modo de fazê-lo.

2. Existem profissões indicadas apenas para mulheres e outras para homens.MITO!

Todas as profissões são adequadas e podem ser exercidas tanto por mulheres quanto por homens. Não há nenhum fator biológico que impossibilite homens e mulheres de praticarem a mesma função. O que há, no entanto, é a diferença entre seres humanos e suas aptidões, biológica e/ou intelectuais, para realizar uma determinada função. Deve-se levar em conta sempre as competências e os interesses.

3. A escolha profissional determina o que eu farei pelo resto da vida. MITO!

A vida é longa e cheia de possibilidades. Uma escolha profissional feita aos 17 anos, por exemplo, pode mudar algumas vezes durante a vida e isso não tem problema algum. Claro que o ideal é ter responsabilidade e maturidade para escolher com clareza, buscando acertar. Não é porque se sabe que “errar é humano” que a escolha profissional será feita de qualquer jeito, não é mesmo? Mas, se acontecer, é importante ter humildade, analisar realisticamente suas opções e descobrir outras áreas de interesse para continuar ativo nos estudos e no mercado de trabalho, explorando alternativas e abraçando oportunidades.

4. Faculdades públicas são sempre melhores que faculdades particulares. MITO!

Nem sempre! Isso depende muito do curso escolhido e de diversos outros fatores. A melhor maneira de decidir se a faculdade é boa e reconhecida na área de interesse é pesquisando: grade curricular, professores, cursos extracurriculares oferecidos, oportunidades acadêmicas (como intercâmbios, por exemplo), incentivo à produção científica, infraestrutura e outros aspectos que constituem uma boa faculdade. Estas informações estão disponíveis na internet nos sites das faculdades, em portais especializados e também em rankings realizados anualmente por publicações que trabalham com o tema. Além de tudo isso, é importante considerar que a melhor faculdade para você é também aquela que lhe é acessível, levando em conta também sua localização, horários e custos, tanto dos materiais quanto das mensalidades, se houver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s