Como encontrar motivação na vida profissional

Durante toda nossa vida, teremos muitas dúvidas sobre todos os assuntos. Qual profissão escolher é uma das primeiras decisões que tomamos como “quase adultos”, com a pressão de ter que definir o que se deseja fazer para o resto da vida. À medida que crescemos, percebemos que “resto da vida” é algo muito pesado e dramático, pois o mundo real não é bem assim. Você pode mudar de profissão, de área, de emprego. Ou então pode até gostar do que escolheu fazer, mas se sentir um pouco desmotivado às vezes.

Como em tantas outras atividades cotidianas, precisamos manter nossa motivação também em relação a nosso trabalho. É preciso renovar o interesse nas atividades que se tornaram triviais e enxergar de uma nova maneira as oportunidades. Você precisará de alguma ajuda nesse processo, mas grande parte do sucesso virá do seu empenho e dedicação.

O primeiro passo é a reflexão. Aqui, algumas perguntas devem ser feitas. Pense se você está feliz com: sua escolha profissional, seu emprego, sua área de atuação na profissão e com os resultados dessas escolhas, como seus horários e retorno financeiro. Pense em cada item separadamente, para descobrir onde está faltando motivação.

Se estiver infeliz com sua área de atuação, procure uma recolocação em sua empresa ou busque outro emprego, em outro lugar, na área em que deseja atuar. O que ajudará nesse caso é sua experiência, mesmo que em outra área. Se estiver infeliz com seu emprego, não tem jeito: comece a procurar outro. Fale com as pessoas, construa sua rede de contatos e envie seu currículo. Se o problema não for o emprego, mas os horários ou a remuneração, uma boa conversa com seu superior, franca e objetiva, deve ajudar. Pesquise e informe-se sobre as possibilidades da empresa, a flexibilidade dos horários ou a perspectiva de um aumento. Fale com seu chefe de maneira prática, sempre respeitosa, mostrando seus argumentos e motivos pelos quais defende a mudança.

Agora, se o problema for a escolha profissional, é preciso muita coragem para abandonar tudo e começar do zero. Se você não se enxergar feliz de outro modo, esta é a única opção. Mais vale desistir do certo pelo duvidoso em busca da felicidade que ficar o resto da vida se perguntando: “e se…?”.

MOTIVAÇÃO NO DIA-A-DIA

Quando tiver uma tarefa, motive-se a cumpri-la antes do prazo determinado. Estimule-se a fazer seu melhor em tudo, absolutamente tudo o que faz. Faça uma surpresa para um colega de trabalho, faça algo além de suas responsabilidades. Ao ir além de suas funções, você só tem a ganhar. Trabalhar mais e melhor chamará a atenção do chefe. Motivar-se a melhorar uma tarefa mostrará o quanto você é profissional e o quanto se dedica.

Por Leo Fraiman
Colaboração jornalística de Laura Stoppa
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s